segunda-feira, 7 de julho de 2008

Silver Jews - LOOKOUT MOUNTAIN, LOOKOUT SEA!


Everybody wants

perspective from a hill.

But everybody's wants

can't make it past the windowsill.



A absurdez nos leva outra vez pela orelha, na voz sempre insegura de David Berman, pela paisagem interiorana, ao longo da estrada que o poeta solitariamente pavimenta há 14 anos. Não um Pavement paralelo, como já pensaram, mas uma improvável turnê solipsista pela imaginação do sorumbático judeu-caipira, exilado sob a alcunha de um gracejo nazista.
Sua primeira turnê (esta, real) 13 anos depois do primeiro disco. Acho mais ou menos seguro dizer que nem o sucesso estragaria essa banda. E sem dúvida seria cômico, como a própria imaginação de Berman, vê-lo ostentando luxo num rancho do Tennessee, ou protagonizando escândalos que terminam em manchete e cadeia. No entanto, considerando-se o desleixo comovente de suas apresentações ao vivo, Silver Jews continuará subestimada para nosso deleite.
Lookout mountain, Lookout sea, saiu agora em 2008. Musicalmente menos preguiçoso, sem dúvida. E o som das palavras continua chamando atenção. Suas histórias são apatetadas, humor de cartunista repleto de Wit. Porém, Há profundidade (ao menos, aparente) na mixórdia de sutil cafonice, trocadilhos inocentes, dose cavalar de auto-indulgência, e reflexões sobre o universo. Imagino tipos impressionáveis que tomariam Berman por um profeta. Em seus cenários mal-humorados revestidos de espírito e nonsense, parece fácil passar do tédio ao deslumbre com uma ninharia qualquer. Mal posso esperar pelo próximo. Portanto, Hold on, Berman!

In 1984 I was hospitalized for aproaching perfection.

Nenhum comentário: