quarta-feira, 4 de abril de 2012

Músicas de uma vida inteira - Flying Saucer Attack


De repente, o que começa como um simples relar das cordas, uma melodia tímida, explode em agitação... calma, ensolarada, confortável, aconchegante, como a de um bebê dentro da barriga.
Memórias distantes de minha distante cidade natal brotam todas as vezes que o refrão canta "my dreaming, dreaming hill…". A forma da Pedra, as falhas geometricamente perfeitas que estimulavam a imaginação infantil, suas efêmeras cachoeiras em temporadas de chuva, sua imponência...
Uma voz surge por entre camadas de distorção e reverberações, macia, profunda e, morosa, canta palavras difíceis de discernir. Soterrada pelo turbilhão sonoro de guitarras, poucas palavras monótonas são compreensíveis, o suficiente para fazer de olhos abertos sonhar com paisagens distantes, pitorescas, retiradas da sua, da minha infância, e transformada em música.
Não qualquer música... música sublime... registro familiar gravado, esquecido, de sua própria voz quando criança. Músicas que suscitam visões entorpecedoras, como as que se observa pela janela do carro quando, menino, viajando no banco de trás com seus pais no que pareciam férias que durariam a vida toda. Infindáveis plantações, campos, montanhas, bosques e florestas imperscrutáveis, tornados ainda mais instigantes pela imaginação, assim como as palavras na música.
E dizem que isso é só música.
Quanto mais se ouve, mais a beleza quase adormecida de uma vida sonhada, quase rural, construída com minúscia pela imaginação, vai mudando para outros tons, outros ares, ângulos novos. Apenas a sensação, o sentimento, permanece, através de tudo, imutável. Cada vez essa canção soa mais como retornar a um lugar tão familiar, hoje esquecido. Soa como recordações, soa como o renascimento de uma felicidade inocente, como inevitável nostalgia.
Música, quando é assim, transcende o limite os ouvidos. Vai direto à alma.

Suncatcher
(do disco Mirror)



Tides
(do disco Mirror)



Flying Saucer Attack - Flying Saucer Attack












01 - My Dreaming Hill
02 - A Silent Tide
03 - Moonset
04 - Make Me Dream
05 - Wish
06 - Popol Vuh I
07 - The Drowners
08 - Still
09 - Popol Vuh II
10 - The Season is Ours


Discografia:

Flying Saucer Attack (1991) * * * * * √
Further (1995) * * * * * √
Distant Station (1996) * * *
Goodbye/And Goodbye/Whole Day (1997) * * * *
New Lands (1997) * * * *
Mirror (2000) * * * * * √

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso é Drag City!

Anônimo disse...

isso é Drag City!